Feapa notícia nacional

FEAPA: pioneira na implementação da Metodologia Empreendedora na Amazônia
Fonte: FEAPA

14/11/2007 08:31h - Atualmente muito se tem falado sobre empreendedorismo e metodologia empreendedora. Por conta disso, muitas Instituições de Ensino Superior (IES), de Norte a Sul do Brasil, passaram a divulgar notícias de que em suas matrizes curriculares o empreendedorismo tem o seu devido lugar.

A Faculdade de Estudos Avançados do Pará - FEAPA, desde a sua fundação, no ano de 2002, em Belém, quando ainda nem se falava em empreendedorismo por aqui, foi criada exatamente com o nítido enfoque de capacitação empreendedora em sua prática pedagógica, sendo a primeira IES a implementar essa metodologia no processo educacional superior no estado do Pará.

Primeiramente se preocupou em qualificar sua equipe de profissionais, entre professores e técnicos, promovendo seminários, palestras e oficinas, no intuito de constituir uma equipe interdisciplinar atuante e compromissada com a metodologia empreendedora na prática do ensino / aprendizado de nível superior.

Ainda em 2003 trouxe até Belém um dos expoentes máximos em empreendedorismo, Fernando Dolabella, para dialogar com os docentes, discentes e corpo técnico, no sentido de aprimorar essa prática no cotidiano da Faculdade.

Desde então a metodologia empreendedora tem sido o instrumento básico de atuação da FEAPA, tendo presente a compreensão do Empreendedorismo, não apenas como uma preocupação com a realização profissional da pessoa mas, como no dizer de Dolabella, “uma forma de ser e não apenas de fazer”, isto é, como uma atitude diante do mundo, que envolve cada pessoa, independente de sua área de atuação ou de sua faixa etária; tanto o empresário-empreendedor quanto o empregado-empreendedor; o pesquisador-empreendedor ou o empreendedor comunitário; ou ainda o funcionário público ou do setor privado -empreendedor, etc. ..

Todos os cursos oferecidos pela FEAPA trabalham no contexto da metodologia empreendedora em suas matrizes curriculares, pois, está presente na dinâmica dos projetos pedagógicos e na prática da interdisciplinaridade nos cursos de Administração, Turismo, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade, disponibilizando aos discentes oportunidades de desenvolvimento de atitudes empreendedoras.

Cursos esses que estão distribuídos em mais de 50 turmas, cuja estrutura organizacional dispõe de recursos adequados, com laboratórios de informática, de rádio, fotografia, desenho, TV, agências experimentais de Turismo e Publicidade, enfim, com ambientes acadêmicos favoráveis para que o discente tenha oportunidade de absorver atitudes e comportamentos empreendedores. O que abre espaços para a criatividade, com a concretização de produtos, pesquisas e experimentos que expressam o espírito empreendedor, rompendo limites, propiciando assim autonomia e desenvolvimento das habilidades, com ética e responsabilidade social esta, tão falada, mas ainda tão pouco praticada em nossa sociedade.

Esse desafio tem sido o diferencial da FEAPA que, desde a sua fundação, a cada semestre vem consolidando sua prática empreendedora no contexto do ensino superior no Pará e na Amazônia. Fonte.

 
© 2007 - FEAPA | Faculdade de Estudos Avançados do Pará | Fone: (0**91) 3202 8000
Desenvolvido pelo DTI FEAPA